trabalhar com os olhos no amanhã para garantir os nossos recursos no futuro

Notícias

ENGENHEIRA QUÍMICA TRANSFORMA RESÍDUOS DE PLÁSTICO EM COMBUSTÍVEIS

Cientista quer utilizar tecnologia para aumentar lucros da indústria de reciclagem e reduzir estoque de plásticos no mundo
Os resíduos de plástico têm sido um dos maiores vilões para o meio ambiente. Sacos, garrafas, caixas, pratos, garfos, copos e palhinhas de plástico formam grandes concentrações de lixo em rios e oceanos.

Para tentar combater esse problema, Linda Wang, engenheira química na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, buscou formas de dar uma nova utilidade a todo esse mundo de plástico. Mas além da produção de produtos de plástico reciclado, ela quis endereçar outro problema ambiental: os combustíveis.

Junto com sua equipe, ela desenvolveu uma forma de transformar resíduos de poliolefinas, tipo de plástico comum do qual são feitas as garrafas PET, em gasolina e diesel. "Nossa estratégia é criar uma força motriz para a reciclagem, convertendo resíduos poliolefínicos em uma ampla gama de produtos valiosos, incluindo polímeros, nafta (uma mistura de hidrocarbonetos), ou combustíveis limpos", contou Wang.

Wang se inspirou para criar essa tecnologia depois de ler sobre a poluição dos resíduos plásticos dos oceanos, águas subterrâneas e meio ambiente. De todos os plásticos produzidos nos últimos 65 anos (8,3 bilhões de toneladas), cerca de 12% foram incinerados e apenas 9% foram reciclados. Os restantes 79% foram para aterros ou para os oceanos.

A feira Ecomondo Brasil trabalha com a proposta apresentar soluções ambientais para o mercado industrial e contribuir para a atualização de conhecimento e o aperfeiçoamento dos profissionais da área. As principais novidades e tendências deste ano incluem Gestão de Resíduos (Urbano, Industrial e Automotivo) e Energia (Biogás e Biomassa), em um ambiente B2B, atraindo profissionais da indústria, prestadores de serviços, fornecedores de equipamentos, centros de pesquisa e gestores públicos e privados.

Autor/Fonte*: Ecomondo Brasil

COMPARTILHE:
Notícias mais recentes:
 
Veja por período