trabalhar com os olhos no amanhã para garantir os nossos recursos no futuro

Notícias

Jaguar Land Rover lançou programa de reciclagem de alumínio

Tendo como objetivo reduzir as emissões de CO2 e o desperdício no inteiro processo de produção, a Jaguar Land Rover lançou um programa de reciclagem de alumínio.
Chama-se "Reality Project" e destina-se a recuperar alumínio de veículos em fim de vida, derrete-lo e recicla-lo em material de elevada qualidade que possa ser utilizado para novos modelos.

Este programa começou com alumínio retirado dos vários modelos i-Pace de pré-produção, sendo que as baterias também são retiradas e valorizadas para nova utilização. Parte de uma iniciativa do grupo britânico para reduzir o impacto do CO2 na produção de novos veículos e minimizar o desperdício de material sempre que se finaliza a vida de um veículo.

Contas feitas, reclama a Jaguar Land Rover, "já reduzimos em 46% o valor global de emissões de CO2 no processo de fabrico, por veículo e continuamos comprometidos com uma maior e acelerada descarbonização do processo." Recordamos que a Jaguar Land Rover gasta, por ano, 180 mil toneladas de alumínio e que entre setembro de 2013 e janeiro deste ano, já reutilizou 300 mil toneladas de material recuperado de veículos em fim de vida. E isto tudo feito pela própria Jaguar Land Rover, que ao contrário de outros construtores, não subcontratou o processo a empresas externas.

Por exemplo, o Jaguar XE recorre, amplamente, ao alumínio e mais de metade do carro é feito com material reciclado, assegurando a Jaguar Land Rover, através de um grupo de cientistas de uma universidade de Londres, que o material obtido depois da reciclagem, é capaz de oferecer as mesmas características de material novo e, sobretudo, condições de segurança em caso de embate.

Autor/Fonte*: Autosport

COMPARTILHE:
Notícias mais recentes:
 
Veja por período